x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 208

Desconto na licença maternidade

Bruna Santos Silva

Bruna Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Atendente
há 5 semanas Domingo | 8 dezembro 2024 | 23:10

olá estou de licença  maternidade do meu 2 filho , eu recebo do 1 filho aux creche a empresa deve continua pagando ou suspende os dois auxílio? !!
e gostaria saber também , eu fiz um empréstimo consignado no valor de 470 que compromete já 3% da minha renda , porém tive um adianta de salário que eles descontam ainda por mês 300$ , e tenho ainda convênio médico nesse caso é somado tudo 470+300+ convênio da minha licença ? 

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 semanas Segunda-Feira | 9 dezembro 2024 | 12:00

Bruna Santos Silva, bom dia!
Ficou confuso sua duvida.

A Licença maternidade não tem como a empresa descontar, é seu salario que a empresa está pagando, enquanto você estiver de licença maternidade a empresa recebe "desconto" na guia geral do mês referente ao INSS. A empresa paga seu salario como "salario maternidade", quanto você estiver de licença a maternidade, esse é o nome enquanto você estiver afastada.
O Auxilio Creche, depende do que a convenção coletiva da categoria fala, se menciona os afastamentos.
O Convenio médico deve ser algo acordado entre ambas as partes, e muitas empresas não obrigam a aderir, Na entrevista, na assinatura do contrato ela deve ter informado sobre o valor e os reajuste quando tiver.
Sobre o empréstimo foi sua responsabilidade solicitar e acordado entre as partes

Ao todo os descontos não podem ultrapassar 70% do valor do salário do trabalhador. Ou seja, ele tem o direito de receber ao menos 30% da remuneração, independentemente do número de descontos que recaiam.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.